segunda-feira, 27 de abril de 2009

Trabalho da Laura

Após alguns meses de insistência, a revista PERFIL conseguiu uma entrevista com a doutoranda em comunicação social Laura Chaer, vencedora de diversos prêmios de jornalismo e que vive o início de uma carreira promissora neste meio. O curioso é que Laura apenas aceitou marcar um horário conosco se fizéssemos uma reportagem diferente das muitas que já existem sobre a jornalista.
Começamos então perguntando sobre a infância de nossa entrevistada, mais especificamente de sua vida escolar. “Sempre fui muito dedicada”-ela diz-“Até mesmo saltei uma série pois já sabia ler e escrever”. Este fato fez com que Laura estivesse sempre um ano adiantada na escola, o que a deixava um ano mais nova que todos os seus amigos, detalhe que a moça diz ter sido crucial para seu amadurecimento.
A partir do sexto ano (extinta quinta série) do primário, a repórter conta ter ficado desleixada e ter parado de levar a escola a sério, isso desencadeava muitas brigas e broncas em casa, mas ainda assim ela não fazia nenhum dever ou trabalho. Apesar do relaxamento, Laura nunca teve problemas com nota no ensino fundamental.
Ao ingressar no ensino médio no colégio Galois, que Laura diz ter sido um dos momentos mais importantes (apesar de bastante fútil) de sua vida, as coisas mudaram um pouco de figura. Com o objetivo de entrar na Universidade de Brasília em sua mente, a jornalista queria estudar e se dedicar, porém a falta de ritmo de estudos que havia adquirido até então atrapalhou um pouco esta meta. O que realmente colocava Laura diante dos livros era sua dificuldade com física e matemática.
Realizada a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada da já citada UnB, Laura pode perceber que, mesmo vivendo um certo desleixo, tinha chances de passar nessa seleção, devido à grande presença de ciências humanas e artes nas provas, área na qual a doutoranda sempre apresentou facilidade, em contraponto às ciências exatas. Este estímulo se mostrou ainda maior após a publicação do resultado desta etapa, em que Laura obteve uma excelente nota.
No segundo ano do ensino médio, a célebre entrevistada diz ter estudado ainda menos que no primeiro ano, se é que isso era possível, por isso sua nota decaiu um pouco. Seus pais não se agradaram com tal decadência, mas Laura sabia que estava mantendo um ritmo que seria suficiente para sua aprovação na Universidade. “Mas o seguro morreu de velho”-ela nos fala-“Por isso, ao fim do terceiro ano, ingressei em um cursinho pré-pas achando que iria levar a sério e estudar bastante. Não foram bem assim as coisas, mas acho que as aulas foram mais um empurrãozinho para que eu fosse aprovada”.
Após realizar a terceira etapa, Laura se sentiu confiante, o que não impediu que o nervosismo tomasse conta da moça no dia da divulgação do resultado. Assim que ficou sabendo deste, a jornalista diz ter sentido uma das melhores sensações da sua vida e ter saído para comemorar com os amigos, alguns destes também aprovados.
“Não me arrependo do modo como conduzi minha vida escolar”-nos conta-“Mas se pudesse voltar atrás, teria sido mais atenta a algumas aulas, pois são coisas que eu jamais terei a oportunidade de aprender de novo”. Laura Chaer cursou comunicação social na UnB com habilitação para jornalismo e fez várias especializações em diferentes setores. “Sou bastante realizada na minha profissão e a indico para qualquer um, mas já deixo o aviso: é necessário que gostar bastante de ler e ter facilidade para a escrita”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário